O que é HPV?

HPV é a sigla de papilomarivus humano (do inglês Human Papilomavirus).

É um vírus comum: calcula-se que entre 75% e 80% da população contraia um ou mais tipos de HPV em algum momento da vida.

Existem mais de 200 tipos diferentes de HPV, 30 a 40 podem afetar as áreas genitais de ambos os sexos, alguns são inofensivos e outros podem causar infecções e doenças, a exemplo das verrugas genitais e dos cânceres de colo do útero, vagina, vulva e ânus.

ESTIMATIVA GLOBAL ANUAL DE NOVOS CASOS DE ALGUMAS DOENÇAS RELACIONADAS AO HPV EM HOMENS E MULHERES.

hpv estimativa grafico

 

COMO OCORRE O CONTÁGIO?

A transmissão ocorre por contato direto com a pele infectada.

O HPV é altamente contagioso, sendo possível contaminar-se com uma única exposição ao vírus. Apesar da principal via de contágio ser a sexual, estudos recentes mostraram que o HPV pode ser transmitido por meio de simples contato genital ou inoculação do vírus a partir dos dedos ou objetos e roupas íntimas.

COMO O HPV SE MANIFESTA E QUAL O IMPACTO?

Na maioria dos casos, o HPV é uma infecção transitória, não apresenta sintomas e desaparece do organismo espontaneamente. Entretanto, em alguns casos pode causar doenças.

Quatro tipos de HPV causam a grande maioria das doenças relacionadas à infecção.

Os HPVs tipos 16 e 18 são responsáveis por cerca de 70% dos casos de câncer do colo do útero, 87% de câncer de ânus, 60% de câncer de vagina e 50% de câncer de vula. Já os tipos 6 e 11 causam aproximadamente 90% das verrugas genitais, um dos problemas de saúde mais comuns e com taxas crescentes em todos o planeta. Esse vírus é responsável por cerca de 5% a 10% de todos os cânceres no mundo.

O QUE É CÂNCER DE COLO DO ÚTERO?

O câncer de colo do útero é uma doença grave que, às vezes, pode representar ameaça à vida.

No Brasil, a cada ano, ocorrem cerca de 16.000 novos casos e 5.000 mortes secundárias a esse câncer. As lesões que precedem o câncer de colo do útero podem ser detectadas no exame de Papanicolaou.

O QUE SÃO AS VERRUGAS GENITAIS?

As verrugas genitais são formações de consistência amolecida semelhantes a verrugas comuns que ocorrem nos genitais de homens e mulheres. Podem causar sintomas como ardor, coceira ou corrimento e reincidem em pelo menos 25% dos casos. É uma doença que pode gerar baixa autoestima e grande impacto psicológico em homens e mulheres.

O QUE SÃO OS CÂNCERES DE VAGINA, VULVA E ÂNUS?

São os tipos de câncer menos comuns. Não existem exames de rotina para esses casos de câncer. Para realizar o diagnóstico precoce, é necessário fazer consultas de rotina ao seu médico.

 

COMO É POSSÍVEL PREVENIR AS DOENÇAS RELACIONADAS AO HPV?

PREVENÇÃO PRIMÁRIA

Evita a infecção pelo HPV

A. USO DE PRESERVATIVO: ajuda a reduzir a transmissão, mas não garante a proteção total contra o contágio.
B. VACINAÇÃO CONTRA O HPV: a vacinação é uma maneira segura de prevenção de doenças causadas pelo HPV  para mulheres e homens.

PREVENÇÃO SECUNDÁRIA

Faz o diagnóstico precoce da lesão antes que esta se transforme em câncer, e permite o tratamento em tempo hábil com nenhuma ou mínimas sequelas.

A. PAPANICOLAOU DO COLO DO ÚTERO: deve ser realizado rotineiramente em mulheres a partir dos 25 anos de idade ou a critério médico.
B. PAPANICOLAOU DO ÂNUS: é indicado para homens e mulheres que já tiveram lesões pré-cancerosas relacionadas ao HPV nas áreas genital e anal, que mantêm relações sexuais anais, que têm HIV ou ainda a critério médico.
C. COLPOSCOPIA DO COLO DO ÚTERO OU DO ÂNUS: caso o Papanicolaou apresente alterações, esse exame de imagem permitirá a visualização da área alterada e a biópsia do local para confirmação do diagnóstico, além de definir a melhor conduta a ser adotada no tratamento.

Referências bibliográficas:

1. Instituto do HPV. Guia do HPV http://www.incthpv.org.br/upl/fckUploads/file/Guia do HPV Julho 2013_2.pdf

2. World Health Organization. Executive summary: the stato os world health. Disponível em : http://www.who.int/whr/1995/media_centre/executive_summary1/en/index.html

3. Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA). Câncer - Tipos de Câncer - Color do útero. Disponível em: http://www.inca.gov.br/wps/wcm/connect/tiposdecancer/site/home/colo_utero

4. Center for Disease Control and Prevention (CDC) Genital HPV Infection - Fact Sheet. Disponível em: http://www.cdc.gov/std/hpv/stdfact-hpv.htm

As informações aqui exibidas não substituem a conversa com o médico, apenas ele poderá orientá-lo(a) sobre a maneira mais adequada de se prevenir contra o HPV e as doenças relacionadas.